Depois da muito bem-sucedida sessão de lançamento do Shortcutz Xpress Guimarães, na qual uma sala cheia assistiu a curtas já premiadas noutras cidades que pertencem à rede Shortcutz, chega a hora de o evento arrancar oficialmente. O que quer dizer que, na sessão de Abril, já haverá filmes em competição, que concorrem aos prémios de uma das sete categorias que serão entregues na sessão especial do final do ano A primeira selecção mostra bem o leque de possibilidades que cabem nesta mostra de curtas-metragens, com um filme de animação e um drama de contornos algo surrealistas como primeiras propostas.
Na sessão #01, o Shortcutz Xpress Guimarães vai passar “Loopi e Gugo”, um filme de animação realizado por João Sousa, sobre dois monstros e um amor em comum: gelados. O outro filme em competição neste mês tem gente de carne e osso. “Lux” é uma obra de Bernardo Lopes e Inês Malveiro, com actores como Sérgio Moura Afonso, José Pimentão e Anna Carvalho. A curta é inspirada num conto de Leonardo Da Vinci (“A Aranha no Buraco da Fechadura”) e retrata o bloqueio criativo de um escritor.
Depois de personagens desenhadas e gente de verdade, chegará a vez da primeira curta-metragem convidada pelo Shortcutz Xpress Guimarães. E não podia fazer mais sentido a escolha para a sessão #01. “A Glória de fazer cinema em Portugal”, de Manuel Mozos, é formalmente um documentário, mas explora as fronteiras do real e da ficção, mercê do argumento de Eduardo Brito.
O argumentista apresentará pela primeira vez em Guimarães, cidade de onde é natural, esta obra estreada no festival Curtas de Vila do Conde, no ano passado, e que foi premiada com uma menção honrosa do júri na competição internacional do DocLisboa e o prémio para melhor curta-metragem Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira.
A sessão #01 do Shortcutz Xpress Guimarães acontece a 27 de Abril, pelas 21h45, na sede do Cineclube de Guimarães, que é parceiro da chegada a Guimarães deste evento internacional.
Veja no blog do Shortcutz Xpress Guimarães as sinopses e fichas técnicas de cada um dos filmes escolhidos.
“Loopi e Gugo”, de João Sousa
“Lux”, de Bernardo Lopes e Inês Malveiro
“A Glória de fazer cinema em Portugal”, de Manuel Mozos