20 OUT | FRANCOFONIA

Quinta-feira, 20 de Outubro, 21h45, Grande Auditóri do CCVF.
Título original:  Francofonia, le Louvre sous l’Occupation
de Aleksandr Sokurov
com Louis-Do de Lencquesaing, Benjamin Utzerath e Vincent Nemeth
2015 | M/12 | 88 min
FRANCOFONIA
1940. Paris, uma cidade ocupada. E se, no decorrer dos bombardeamentos, a guerra levasse a Vénus de Milo, a Mona Lisa, a Jangada da Medusa? O que aconteceria a Paris sem o Louvre? Dois homens em lados opostos – Jacques Jaujard, director do Louvre, e o Comandante Franz Wolff-Metternich, chefe da comissão alemã para a protecção das obras de arte em França – aliam-se para preservar os tesouros do museu. Através da narração desta história pouco conhecida, Aleksandr Sokurov faz uma reflexão sobre a relação entre a arte, o poder e a cultura.

“Sokurov serve-se do Louvre para pintar uma ruína do tempo.”
***** Cahiers du Cinèma

“Com esta obra poética e artesanal, Sokurov coloca em relevo aquilo que liga as épocas e os homens, os países e as sensibilidades: a arte como língua franca da civilização Ocidental.”
**** Les Inrockuptibles

“Estes choques espácio-temporais, estas experiências eruditas, estas associações por vezes fulgurantes, lembram os trabalhos tardios de Jean-Luc Godard ou de Chris Marker.”
**** Télérama

“Sofisticado, complexo e completamente absorvente.”

“Francofonia é um ensaio fascinante sobre a Arte, a História, e a ideia que a Humanidade tem de si própria.”

“O audaz e confiante filme de Aleksandr Sokurov vagueia pelos corredores do museu parisiense para reflectir sobre a sua história desde o Renascimento até ao presente.”
**** The Guardian

“Uma meditação enriquecedora sobre o Louvre, Paris, e o espírito da civilização.”
Variety

“Sokurov, ao misturar vários géneros narrativos, cria um espaço cinematográfico inédito, algures entre o documentário e a ficção.”
**** Positif

“Uma profundidade filosófica… que praticamente não se encontra no cinema.”
The Telegraph