23 NOV | Shortcutz Guimarães #5

Quarta-feira, 23 de Novembro, 22h, na sede do Cineclube de Guimarães.

Eis os últimos concorrentes aos prémios do Shortcutz Guimarães 2016, que são entregues no próximo mês: “Prefiro não dizer”, de Pedro Augusto Almeida, e “Que é feito dos dias na cave”, de Rafael Almeida. Estas são as duas curtas-metragens a ser mostradas na exibição #05 do evento, marcada para este mês de Novembro. E dificilmente se poderiam juntar dois filmes mais diferentes entre si.

Os dois filmes são obras de ficção, mas com uma abordagem em tudo diferente. “Prefiro não dizer” é uma curta na esteira de uma das mais fortes linhas do cinema português: rodado na periferia de uma cidade, é uma incursão pelos mecanismos de sobrevivência dentro desse espaço, com um drama familiar como linha narrativa central.

Onde o filme de Almeida é fragmentário, “Que é feito dos dias na cave” é marcado pela unidade de acção. O filme de Rafael Almeida é apresentando como um longo plano-sequência, em que o espectador acompanha, em tempo real, a fuga de um doente de um hospital psiquiátrico, numa experiência cinematográfica imersiva.

O último convidado do ano no Shortcutz Guimarães é o produtor e realizador Rodrigo Areias. Deste modo, prossegue-se a intenção de chamar às sessões criadores que trabalham no cinema e que têm relação com a cidade. Depois de Eduardo Brito ou Tânia Dinis, o homem forte da produtora Bando à Parte apresentará “Cinema”, curta-metragem de 2014.

“Um homem prepara um velho ritual num templo há muito abandonado pelos fiéis”, anuncia a sinopse. Esse templo é um cinema bem conhecido dos mais antigos cinéfilos de Guimarães e um espaço mítico da cidade que, nesta curta-metragem, é habitado por outro mito, Acácio de Almeida, icónico director de fotografia que aqui dá corpo a uma ode nostálgica à 7ª arte.

A sessão #05 do Shortcutz Guimarães acontece no dia 23 de Novembro, às 21h45, na sede do Cineclube de Guimarães, no centro histórico da cidade.

Prefiro Não dizer, de Pedro Augusto Almeida

Que é feito dos dias na cave?, de Rafael Almeida

Cinema, de Rodrigo Areias

Informação sempre actualizada em https://shortcutzgmr.wordpress.com/

cinema_still_1-1