21 DEZ | Shortcutz Guimarães

Sede do Cineclube de Guimarães, 22h. Entrada livre.

Escolhemos os melhores Cinco sessões competitivas, dez filmes depois e centenas de espectadores depois, a primeira temporada do Shortcutz Guimarães chega ao fim. O ano não termina, porém, sem que sejam escolhidos os melhores filmes de 2016, numa noite que será em tudo especial. Além do anúncio dos premiados, a sessão final do próximo dia 21 será exclusivamente internacional, sendo exibida uma selecção de filmes premiados nos Shortcutz de Amesterdão, Berlim e Rio de Janeiro, três das cidades que fazem parte desta rede global que este se juntou à oferta cultural vimaranense.

Ao longo de um ano, o Shortcutz Guimarães recebeu cerca de 30 filmes, dos quais foram selecionados dez para a competição. São estes que agora concorrem aos prémios nas sete categorias elencadas no regulamento da edição vimaranense deste micro-festival. Há galardões para os melhores realizador, argumento, actor, actriz, fotografia e montagem, bem como um grande prémio para o melhor filme, com um valor monetário de 250 euros. A escolha é feita por um júri de cinco elementos, que incluiu a equipa de organização local do Shortcutz (Luísa Alvão e Samuel Silva), dois elementos da direcção do Cineclube (Rui Silva e Paulo Cunha) e a actriz e realizadora Tânia Dinis.

A sessão de entrega de prémios do Shortcutz Guimarães 2016 realiza-se no dia 21 de Dezembro (21h45, sede do Cineclube), no dia mais curto do ano, prolongando a celebração do Dia Mais Curto, que começa no domingo com a exibição de Uma breve história da Princesa X, de Gabriel Abrantes.

8797