21 MAR | One More Time With Feeling

de Andrew Dominiknick
com Nick Cave
.
2016 | 85 min. | M/12
21h45 | Grande-Auditório do CCVF
ENTRADA LIVRE

.

CICLO DE CINEMA – Exit Music for a Film
Apresentação pelos Paraguaii.

.

Uma oportunidade rara para ver a catarse de Nick Cave 

Nick Cave perdeu um filho e quis falar sobre isso. Lançou “Skeleton Tree”, o 16º álbum de estúdio com os seus The Bad Seeds, uma obra profundamente marcada por essa perda. Mas não se ficou pela música. O músico australiano chamou o realizador Andrew Dominik, amigo de longa data, para fazer um filme que relatasse o processo. Cave precisava de curar a mágoa e nada melhor do que uma pessoa da confiança para poder fazê-lo. O resultado é “One More Time With Feeling”, um documentário sentimental e poderoso. O Cineclube de Guimarães cria, na próxima semana, uma oportunidade rara de poder assistir a esta obra em sala.

“One More Time With Feeling” é exibido no próximo dia 21 de Março, terça-feira, pelas 21h45, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, onde habitualmente acontecem as sessões regulares do Cineclube de Guimarães. A sessão tem entrada gratuita, uma vez que se insere no ciclo temático do primeiro trimestre do ano “Exit Music For a Film”, que tem cruzado música e cinema.

O filme de Dominik (autor de “O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford”) foi estreado no festival de Veneza do ano passado. Em Portugal, foi apenas exibido em duas ocasiões. Primeiro, a 8 de Setembro de 2016, num simultâneo mundial que antecedeu o lançamento de “Skeleton Tree”. E a 6 de Novembro durante o Lisbon & Estoril Film Festival. Está é, por isso, uma oportunidade rara de ver em sala este filme e também de contrariar o adiamento do lançamento da sua edição em DVD e Blu-Ray, que chegou a estar agendado para o início deste mês de Março.

“One More Time With Feeling” é o último de seis filmes de um ciclo que o Cineclube de Guimarães, em colaboração com o Centro Cultural Vila Flor, promoveu nos primeiros três meses do ano. As escolhas das longas-metragens projectadas foram de seis bandas de Guimarães, que fazem parte de um movimento musical da cidade que tem crescido nos últimos três anos.

Depois de Toulouse, El Rupe, This Penguin Can Fly, Hot Air Baloon e LINCE, a escolha de “One More Time With Feeling” foi de Paraguaii, trio vimaranense que está prestes a editar o seu segundo LP. “Scope”, saído no ano passado, foi amplamente elogiado pela crítica especializada e incluído em várias listas que escolheram os melhores discos nacionais de 2016. A 31 de Março, a banda lança um novo álbum “Dream About The Things You Never Do”.

………….