18 ABR | Shortcutz Guimarães convida Margarida Moreira

Quarta-feira, 18 de Abril, 22h, na sede do Cineclube de Guimarães. Entrada livre!

tania_dinis_catalogue_01_large

Um regresso: Tânia Dinis, agora em competição. Depois de ter sido uma das primeiras convidadas do Shortcutz Guimarães, em 2016, quando mostrou o seu primeiro filme, “Não são favas, são feijocas”, a realizadora Tânia Dinis está de regresso ao micro-festival vimaranense, desta feita em competição. Este é um dos três filmes que será exibido na próxima sessão, que se realiza a 18 de Abril. A proposta com que Tânia Dinis voltar a apresentar-se ao público do Shortcutz Guimarães é “Laura”, curta-metragem estreada no Curtas de Vila do Conde e premiada no Arquivo em cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Nesta obra, a realizadora prossegue o trabalho de revisitação das memórias familiares através da imagem.
Em competição em Abril estão dois filmes particularmente diversos. A outra curta-metragem que será exibida é “The Voyager”, de João Gonzalez, o primeiro filme de animação a concurso em 2018. Esta obra sobre um pianista que sofre de agorafobia e que vive numa grande metrópole recebeu um prémio da Academia Portuguesa de Cinema Sophia Estudante em 2017.
A convidada de Abril do Shortcutz Guimarães é a actriz Margarida Moreira, que vem falar sobre o seu trabalho em cinema, em particular “O pecado de quem nos ama”, filme de 2016 do jovem realizador português Vasco de Oliveira, que será exibido no final da sessão. Nessa curta-metragem, uma família tradicional portuguesa que tenta lidar com fantasmas do passado quando o seu filho regressa a casa. Margarida Moreira recebeu o prémio de melhor actriz no Shortcutz Guimarães em 2017, pela sua participação em “A Instalação do Medo”, de Ricardo Leite.