AGOSTO: 30.º Cinema em Noites de Verão

dscf2718

De 8 a 30 de Agosto de 2018, sempre às 22h, no Largo da Oliveira.
Apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Café Restaurante Oriental e BERCI.

 

8 AGO
Dois Homens e Um Destino
Butch Cassidy and the Sundance Kid, de George Roy Hill
Com Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross, Strother Martin
1969 | M/12 | 110 min.
Butch Cassidy distingue-se por ser um génio a engendrar planos para enriquecer rapidamente e Sundance Kid é brilhante a manejar a arma. Certo dia assaltam um comboio de uma pessoa muito importante, que não vai dar tréguas aos dois amigos, contratando um grupo de cowboys comandado por um xerife incorruptível. Quando estes dois fora-da-lei ficam fartos de ser perseguidos pela lei, resolvem fugir para a Bolívia , levando consigo a namorada de Sundance.

9 AGO
Ferdinando
De Carlos Saldanha
Com Kate McKinnon (Voz), Bobby Cannavale (Voz), David Tennant (Voz)
2017 | M/6 | 108 min.
Apesar da sua figura imponente e algo assustadora, o touro Ferdinand tem um coração generoso e sensível. Ao contrário da maioria dos machos da sua espécie, ele prefere a calma e a tranquilidade da quinta onde vive à adrenalina das corridas de touros tão famosas em Espanha, o seu país-natal. Tudo lhe corre de feição até ao dia em que, por lapso, acaba por ser seleccionado para combater nas touradas de Madrid. No lugar para onde ele é levado, Ferdinand acaba por fazer grandes amigos, mas em nenhum momento esquece o seu maior objectivo: encontrar uma forma de voltar para Nina, uma menina meiga que é também a sua melhor amiga…

14 AGO
Por Um Punhado de Dólares
Per Qualche Dolari di Piu, de Sergio Leone
Com Clint Eastwood, Gian Maria Volonté, Lee Van Cleef, Mara Krupp
1964 | M12 | 96 min.
No velho e selvagem Oeste, um misterioso pistoleiro chega a San Miguel, uma pequena cidade mexicana que se encontra em guerra. Os dois grupos rivais notam que o forasteiro é muito habilidoso com as armas e cada um oferece uma proposta irrecusável para ele ajudá-los na disputa. Ganancioso, ele acaba por aceitar as duas propostas.

15 AGO
Semana Sim, Semana Não
Garde alternée, de Alexandra Leclère
Com Didier Bourdon, Valérie Bonneton, Isabelle Carré
2017 | M/12 | 104 min.
Sandrine vive com Jean há 15 anos e juntos tiveram dois filhos. Um dia, ela descobre que o marido tem uma relação com outra mulher. Depois de confrontar tanto Jean como a amante, Virginia, opta não pelo divórcio mas por um surpreendente regime de guarda partilhada do marido. Assim, cada uma tem o direito e a obrigação de ficar com Jean, semana sim, semana não. Mas não é só a vida dele que vão repartir, mas tudo o que lhe diz respeito, incluindo os filhos.

16 AGO
Três Cartazes à Beira da Estrada
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, de Martin McDonagh
Com Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, Abbie Cornish
2017 | M/16 | 115 min.
Passaram-se sete meses sobre o brutal assassinato de Angela, a filha adolescente de Mildred Hayes. Inconformada com a actuação das autoridades, que parecem pouco empenhadas em encontrar o culpado, Mildred resolve chamar a atenção para o caso alugando três cartazes à entrada da cidade de Ebbing, no estado norte-americano do Missuri. As frases que publica em cada um questionam directamente a competência de William Willoughby, o chefe de polícia. Essa atitude vai desencadear uma espiral de violência na cidade, com a polícia a querer demonstrar a falsidades das acusações e Mildred a tentar a todo o custo que seja feita justiça.

21 AGO
Feliz Natal, Mr. Lawrence
Merry Christmas Mr. Lawrence, de Nagisa Oshima
Com David Bowie, Ryuichi Sakamoto, Tom Conti
1982 | M/12 | 118 min.
Protestando contra as más condições do campo e o tratamento dado aos prisioneiros, Jack Celliers ganha o respeito do capitão Yonoi – interpretado pelo compositor Ryuichi Sakamoto, também responsável pela banda sonora do filme -, que comanda o campo. Enquanto Celliers e Yonoi parecem presos a uma espécie de entendimento espiritual, onde atracção e repulsa coexistem, o coronel John Lawrence (Tom Conti), emprega uma forma mais convencional de resistência contra o implacável sargento Gengo Hara.

22 AGO
Borg vs McEnroe
De Janus Metz
Com Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf, Sverrir Gudnason
2017 | M/12 | 100 min.
Entre 1978 e 1981, os tenistas Björn Borg e John McEnroe defrontaram-se no “court” 14 vezes. A rivalidade entre eles era lendária, assim como os seus estilos e temperamentos singulares. Em 1980, as duas estrelas enfrentaram-se em Wimbledon, naquela que se tornaria a partida do século. Enquanto o sueco sofria a pressão de defender o título pela quinta vez consecutiva (um marco histórico), o norte-americano tinha de dominar o seu temperamento para mostrar que era capaz de se superar.

23 AGO
Wonder – Encantador
De Stephen Chbosky
Com Julia Roberts, Jacob Tremblay, Owen Wilson
2017 | M/12 | 113 min.
Auggie Pullman, de dez anos, sofre de síndrome de Treacher Collins, uma malformação congénita rara que se manifesta em deformações no crânio e na face. Foi operado diversas vezes ao longo da sua curta existência. Agora que está a iniciar o quinto ano de escolaridade, os pais entendem que é o momento ideal de ele deixar de estudar em casa e de se aventurar numa escola normal. Apesar de consciente do grande desafio que tinha pela frente, Auggie não esperava que o seu aspecto físico fosse causar tanta aversão aos colegas. Contudo, à medida que os dias vão passando, acaba por compreender que tudo leva o seu tempo, até mesmo a aceitação da diferença…

28 AGO
Viva Zapata!
De Elia Kazan
Com Anthony Quinn, Jean Peters, Joseph Wiseman, Marlon Brando
1952 | M/12 | 113 min.
Em 1909, um grupo de humildes e pobres lavradores mexicanos vai até o presidente, afirmando que suas terras foram roubadas e pedindo ajuda para repôr a verdade e a justiça. Quando fica claro que o governo não pretende fazer nada para os defender, Emiliano Zapata torna-se um guerrilheiro e inicia uma revolta contra o governo corrupto que ficaria célebre nos livros de história do México e da América Latina, fazendo do seu líder um dos mais carismáticos lutadores mundiais pela liberdade.

29 AGO
Escolhe Tu!
L’embarras du Choix, de Éric Lavaine
Com Alexandra Lamy, Arnaud Ducret, Jamie Bamber
2017 | M/12 | 95 min.
Desde que se conhece que Juliette é incapaz de tomar uma decisão, por mais simples que seja. Como é fácil de imaginar, isso foi-lhe causando sérios problemas ao longo da vida, sendo inclusivamente a causa da sua recente separação. Quando menos espera, o improvável acontece: Juliette conhece Arnaud e Jamie, dois homens charmosos, atenciosos e cheios de boas intenções. O grande problema é que, uma vez que ambos estão totalmente apaixonados e determinados a casar-se com ela, Juliette tem de tomar a mais difícil resolução da sua vida: escolher com qual deles quer passar o resto dos seus dias.

30 AGO
Ready Player One
De Steven Spielberg
Com Letitia Wright, Hannah John-Kamen, Simon Pegg, T.J. Miller, Ben Mendelsohn
2018 | M/12 | 140 min.
Em 2045, num planeta aniquilado pela sobrepopulação, pelas alterações climáticas e pela poluição, a maioria das pessoas evade-se para o OASIS (Ontologically Anthropocentric Sensory Immersive Simulation), um jogo virtual onde qualquer um pode assumir a personagem e existência que desejar. Quando morre James Halliday, o criador do OASIS, deixa uma mensagem ao mundo onde revela doar toda a sua fortuna, incluindo o jogo, à primeira pessoa capaz de encontrar um “Ovo da Páscoa” digital supostamente ali escondido. Essa informação vai originar uma caça ao tesouro sem precedentes. Concorrentes de todo o planeta estão dispostos a tudo para obter o prémio. Entre eles está Wade Watts, um jovem sem nada a perder, que está empenhado em mudar de vida…