A ONG de Ambiente AVE apresenta a sua mostra anual de cinema documental sobre ambiente e sociedade. Este ano, a 7ª edição das Ecorâmicas tem por tema os RIOS e os filmes em exibição abordam desde o problema das barragens obsoletas e seu impacto na natureza, a poluição dos rios nos países asiáticos pelos milhares de fábricas que produzem artigos de moda para alimentar a indústria do fast fashion, os últimos rios selvagens da Europa, aos movimentos globais pela conservação dos rios. Os rios e as questões vitais da água potável, da perda de rios e suas repercussões nas populações que directamente deles dependem, às soluções de limpeza e despoluição de rios.
“Pensar global, agir local” é a premissa basilar das escolhas do evento, sendo que ao tema RIOS podemos conectar a mesma realidade que está subjacente à Resolução da Assembleia da República n.º 63/2017, de 17.Fev., com a necessidade premente de despoluição e recuperação ambiental da bacia hidrográfica da região e as práticas necessárias para melhorar a qualidade das águas dos nossos rios e ribeiros.
O evento tem entrada livre a todos os interessados e assenta numa organização voluntária, em colaboração com entidades locais.
As Ecorâmicas deste ano irão decorrer em 3 locais distintos da cidade de Guimarães:
– No dia 24 de Out. / 5ª feira / 21:30, no Cineclube de Guimarães, Largo da Misericórdia 8-11, (Largo João Franco): curta-metragem Um Rio (4”) + longa-metragem Malditas Barragens (1’27´”)
– No dia 25 de Out./6ª feira/21:30, na Universidade do Minho – anfiteatro 2.0.20, nave central: curta-metragem Mr. Garbage (3’’) + longa-metragem O Sabor da Despedida (49’’) sobre o rio Sabor, seguindo-se uma conversa com Pedro Teiga, Prof. Dr. da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), especialista em reabilitação de rios e ribeiras.
– No dia 26 de Out./Sáb./15:00, no Auditório da Cooperativa Fraterna (Zona de Couros/Pousada da Juventude): longa-metragem Coração Azul – Os Últimos Rios Selvagens da Europa (45”) + curta-metragem Rio Ave (24”), seguindo-se uma conversa com Rui Cortes, Prof. Dr. do Laboratório de Ecologia Fluvial da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
– No dia de encerramento, 27 de Out./Dom./15:00, no Auditório da Cooperativa Fraterna (Zona de Couros/Pousada da Juventude): longa-metragem Rio Azul: Pode a Moda Salvar o Planeta? (1’ 35’’) + curtas-metragens Nila – Um Rio de Areia Seca (12”), Um Rio Corre através de Nós (23”) e O Lamento de Um Rio (25”).