Estamos de volta à sala!

Pelas dimensões do ecrã, pela imersividade da sala e pelo sentido coletivo da experiência, o lugar ideal para se visionar filmes é numa sala de cinema. Durante os últimos meses, devido a situação epidemiológica que nos afetou de forma inesperada, vimo-nos privados da experiência cinematográfica e cinéfila a que estávamos habituados.
Tivemos de improvisar, vendo cinema em casa, através da televisão ou da Internet, mas sabíamos que só poderia ser uma situação transitória, passageira. Durante o mês de Agosto, oferecemos à cidade o incontornável Cinema em Noites de Verão, na sua 32.ª edição consecutiva, devidamente adaptado às exigências de segurança e higiene decretadas pelas autoridades públicas. Ainda que com menor lotação e com o distanciamento físico das cadeiras, soube bem voltar ao cinema, assistir aos filmes de Verão do Cineclube de Guimarães no Centro Histórico da nossa cidade. Este ano, por medida de precaução, instalamos a nossa sala no Largo Condessa do Juncal, a popular Feira do Pão, onde o Cineclube já teve a sua sede, entre 1969 e 1986, e onde realizou inúmeras sessões de cinema ao ar livre.

Chegou agora o momento de voltarmos à sala! Voltamos com a consciência de que a experiência não poderá ser exactamente igual ao que acontecia antes da pandemia e que teremos de ter os cuidados inerentes ao contexto de segurança e higiene. Regressamos à sala porque temos a certeza que poderemos contar com a compreensão e o
civismo dos nossos cineclubistas, garantindo o respeito por todas as normas decretadas para a segurança de todos.
Foi um longo jejum, do qual tentaremos recuperar ao longo dos próximos meses, com uma oferta cinematográfica diversa, sempre com a qualidade a que os nossos cineclubistas já se habituaram. Para além das sessões no Centro Cultural Vila Flor, também retomaremos as actividades na nossa sede, sempre importantes para manter a nossa
vitalidade associativa.

Se o regresso à sala é importante, crucial será a vossa presença! O cinema precisa de público e o Cineclube de Guimarães sabe – e sempre soube – da importância dos nossos cineclubistas e do espírito associativo. Queremos continuar a cumprir a missão que herdamos com responsabilidade dos nossos fundadores, permitindo o acesso democrático e plural à cultura cinematográfica, mas para isso precisamos – como sempre precisámos – da vossa presença.

Sejam muito bem-vindos de volta ao vosso Cineclube!