[21h] 30 NOV | Samantha’s Cocktail Party

Terça-feira, 3o de novembro de 2021, 21h. Pequeno Auditório do CCVF.

Samanta, uma jovem adulta e mulher trans, muda-se da casa dos seus pais para um apartamento no centro de Lisboa, que partilha com o seu melhor amigo, o Rodrigo. Num cenário totalmente inédito e na adaptação à sua nova vida, passa os dias entre uma insónia provocada pela ansiedade miudinha de finalmente começar a sua vida adulta e o sonho utópico de encontrar uma pessoa com quem possa partilhá-la. Mas esta nova etapa traz desafios inesperados: Samanta terá de confrontar-se com a sua identidade, a passagem do tempo e a possibilidade de nunca vir a realizar-se plenamente.

Com argumento e realização de Inês Luís, “Samanta’s Cocktail Party” é um filme documentário encomendado pelo Teatro Nacional21, no âmbito da criação do espetáculo “Orlando”, dirigido por Albano Jerónimo, a partir de um texto da Cláudia Lucas Chéu, cuja estreia está marcada para o dia 4 de dezembro, às 19h30, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Com base no texto “Orlando” de Virginia Woolf e inspirado em vários acontecimentos de discriminação contra a comunidade LGBT, nomeadamente o atentado na cidade de Orlando (USA), Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu constroem uma narrativa que mistura o texto de Woolf com elementos de autoficção. Assim se cria uma nova ficção e um outro Orlando que visa gerar a reflexão sobre as questões de género e orientação sexual, e sobre as ondas de violência que estas originam.

O filme documentário “Samanta’s Cocktail Party”, bem como outras ações paralelas desenvolvidas em torno deste projeto – tais como oficinas com os alunos da Universidade do Minho e um vox-pop realizado com a comunidade de Guimarães – constituem um complemento essencial ao espetáculo “Orlando”, uma coprodução do Teatro Nacional 21, d’A Oficina, da Casa de Artes de Vila Nova de Famalicão, do Teatro Municipal do Porto, do Teatro Nacional D. Maria II e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.