Terça-feira, 29 de outubro de 2024, 21h15. Pequeno Auditório do CCVF.
Verdade ou Consequência?, de Sofia Marques
Com Luís Miguel Cintra
2023 | M/12 | 106 min.
O sujeito deste documentário de Sofia Marques (“Ilusão”) é o actor e encenador Luís Miguel Cintra, figura central no universo fílmico de Manoel de Oliveira, ainda e sempre um dos mais reconhecidos cineastas portugueses. Nos filmes de Oliveira, o actor contracenou com gente como Catherine Deneuve, Claudia Cardinale, Jeanne Moreau ou Michael Lonsdale.
O que aqui se vê é, nitidamente, um filme tão pensado pela sua realizadora como o eram as produções da Cornucópia por Luís Miguel Cintra, “uma nova forma de relacionamento” entre a actriz que tanto aprendeu e o seu mestre de palco, colocado sob o signo de Jean Renoir dirigindo Anna Magnani em “A Comédia e a Vida”. Uma outra maneira de filmar uma figura que já foi tão filmada, tão fotografada, sobre a qual tanto se escreveu — e talvez só alguém que partilhou com ele o palco conseguisse apanhá-lo deste modo a um tempo vulnerável e confiante, vivendo o pacato ocaso de uma carreira cujo final foi “auto-imposto” à medida que a doença de Parkinson avançou e a Cornucópia encerrou.
Esse pensamento subjaz a um filme onde se cruzam filmagens feitas por Sofia ao longo dos últimos anos com registos de ensaios de algumas das últimas produções da Cornucópia. E que percorre, ao sabor das conversas e das noites, dos encontros e das memórias, imagens e momentos do Cintra “privado” e memórias do Cintra “público”, entre fotografias, provas de contacto, vídeos do YouTube da pianista Alicia de Larrocha ou cenas de filmes menos conhecidos da sua carreira como “Em Clandestinidade”, de John Malkovich, ou” Peixe-Lua”, de José Álvaro de Morais. Como quem vai olhando para o passado com a exacta noção de tudo o que fez, sem lamentar o que não fez e o que ficou por fazer, reconhecendo sempre a linhagem em que se instala.
(Jorge Mourinha, PÚBLICO)