30 OUT | Shortcutz Guimarães

A sessão de Outubro do Shortcutz Guimarães está marcada para dia 30, na sede do Cineclube de Guimarães, às 21h30. A entrada é livre.

Na última década, é indiscutível a forma como a produção cinematográfica no Norte de Portugal ganhou escala e força, tanto criativa como de capacidade de produção, a nível nacional. A próxima sessão do Shortcutz Guimarães tem em competição dois filmes que são bem exemplo desse fenómeno. 

“Saturno” é assinado por André Guiomar e Luís Costa, dois realizadores incontornáveis da nova geração e que, simultaneamente, são figuras centrais da produtora portuense Olha de Ulisses. O filme conta a história de Caveirinha, um humilde pescador que vive num alojamento social difícil. Imediatamente após a morte do seu filho no mar, ele enfrenta a dificuldade de enterrá-lo com dignidade. 

O outro filme em competição é “Catrais”, da famalicense Tânia Dinis, filme-ensaio que combina o carácter ficcional e documental. Trata-se de uma reinterpretação livre de registos íntimos, fugazes, subtis, e o confronto com os mesmos, numa etnografia de interior, que parte das memórias, das histórias de duas mulheres que fizeram do mar a sua vida. Foi produzido pela Agência da Curta-Metragem, de Vila do Conde.

O filme convidado tem também produção nacional. Trata-se de “Past Perfect”, obra de Jorge Jácome, a partir de texto de Pedro Penim. Venceu o Grande Prémio de Curta Metragem do IndieLisboa 2019 e é a segunda escolha do festival lisboeta, que tem a curadoria desta secção do Shortcutz Guimarães na temporada 2024/25.