Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, 21h30. Sede do Cineclube de Guimarães. Entrada livre!

A família, as raízes e o lugar estranho que estas podem ocupar na vida de alguém são um elemento em comum entre os três filmes da próxima sessão do Shortcutz Guimarães.
Um dos filmes em competição nesta sessão é “That’s How I Love You”, com o qual Mário Macedo venceu a principal distinção da última edição do festival Curtas de Vila do Conde. A curta-metragem aborda as estranhas formas de amor que se encontram numa família e como estas podem marcar uma infância. O realizador de Joane regressa ao Shortcutz Guimarães, onde já exibiu toda a sua filmografia anterior.
É também um regresso o de Rúben Sevivas, que vem apresentar “Adeus”, um romance entre dois rapazes transmontanos, com questões geracionais, da emigração às identidades, em pano de fundo.
Os dois filmes integram a seleção competitiva do Shortcutz Guimarães para 2024/25. Ao longo desta temporada, os filmes convidados de cada sessão têm curadoria do festival IndieLisboa. Na sessão de Fevereiro será exibido “The Parent’s Room”, do italiano Diego Marcon, que recebeu o Grande Prémio Curta Metragem da edição de 2022 do festival lisboeta.
Ali, um homem começa a cantar os assassinatos da sua mulher e dos seus dois filhos pequenos, enquanto olha pela janela para a neve que cai, bem como o seu próprio suicídio. Um filme tão hilariante quanto desconfortável, uma espécie de balada de morte de uma família, que bem podia ter sido uma canção de Nick Cave.