Quarta-feira, 26 de março de 2025, 21h30. Sede do Cineclube de Guimarães. Entrada livre!

Os dois filmes em competição na próxima sessão do Shortcutz Guimarães propõem outras tantas histórias de violência, com figuras femininas no centro de ambas. Mas estas curtas-metragens não podiam ser mais distintas entre si. Vamos poder conhecê-las a 26 de Março (21h30), na sede do Cineclube de Guimarães. A entrada, como habitualmente, é livre.
A primeira proposta da sessão #91 do Shortcutz Guimarães é um filme de animação. “Sopa Fria”, de Marta Monteiro, aborda de forma sensível e intensa a história de uma mulher, vítima de violência doméstica, que recorda os anos em que esteve casada e como foi difícil manter-se à tona.
A personagem central de “Rinha”, de Rita Pestana – melhor filme da competição nacional na última edição do Curtas Vila do Conde –, Cássia, também vive num contexto de violência, mas não é ela (pelo menos directamente) a vítima. Há outras duas figuras nesta narrativa: o pai, taxista e alcoólico, e o galo deste, que participa em lutas ilegais em Belo Horizonte (Brasil). Cássia tentará libertar-se do que seria a permanência numa vida condenada a uma espiral de pesar.
O convidado da sessão de Março é “Endless Sea”, do realizador norte-americano Sam Shainberg. Esta curta tem também uma heróina, Carol, forçada a lutar quando descobre que a medicação para o coração triplicou de preço. O filme venceu o prémio Amnistia Internacional no festival IndieLisboa 2023. É mais uma escolha da curadoria que o festival lisboeta tem feito da secção de convidados do Shortcutz Guimarães ao longo da temporada 2024/25.