06 DEZ | A Menina que Lambeu o Gato

Sábado, 6 de dezembro de 2025, 16h00. Sede do Cineclube de Guimarães. Entrada livre! Lançamento de livro.

E se uma menina lambesse um gato… e isso salvasse o mundo de alguém?

A resposta chega em “A Menina que Lambeu o Gato”, o novo livro solidário de Adriana Miranda Ribeiro, produtora de conteúdos e autora que decidiu transformar uma parte da sua própria história numa narrativa luminosa para todas as idades.

O livro é ilustrado por Célia Torres, farmacêutica que trocou momentaneamente os frascos de laboratório do Hospital de Guimarães pelas colagens, e conta com design de Alexandra Xavier, que lhe deu forma, fazendo deste projeto muito mais do que um livro: um objeto tão bonito que apetece ter e… até lamber.
A edição é do Cineclube de Guimarães.


Um livro que nasce da vida real

O livro tem uma missão clara: transformar uma viagem avassaladora pela oncologia pediátrica, numa memória rica, com humor e esperança e contribuir para a causa, já que 100% dos lucros revertem para a Fundação Rui Osório de Castro, dedicada à investigação e ao apoio na área do cancro infantil.

A edição tornou-se possível graças a um extraordinário gesto coletivo de random act of kindness, reunindo apoios de múltiplas empresas e entidades:


Cineclube de Guimarães • Hydrumedical • Newpet • Câmara Municipal de Vila do Conde • ChemiTek • Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia • Confeitaria Primar – Casa Primar • FLOAP, Lda. • Magpoint – Contabilidade e Auditoria • PortoWellcome • Tapetevoador Viagens • Ventura + Partners


Sinopse — Uma história com raiz real e coração expandido

Uma mãe passa a ver o mundo em preto e branco, algo que a filha descobre chamar-se Acromatopsia. Para a curar, a menina inicia uma jornada onde amor, memória e coragem são as cores essenciais.

“Numa família onde as cores são tão importantes, soube logo que estava perante um caso grave de Acromatopsia. Se separarmos as sílabas torna-se mais fácil pronunciar: a-cro-ma-top-sia. É um nome complicado, eu sei, mas é o que se diz das pessoas que veem o mundo a preto e branco (e cinzentos). Soa a “teimosia” e de certa maneira até o é. A doença atacou a minha mãe só na idade adulta. E foi inesperado porque, até àquele momento, em dias de maior felicidade, ela chegava a lançar arco-íris pelos olhos.”


Beleza que se transforma em impacto

Para além de irresistível enquanto objeto gráfico, este livro contribui diretamente para melhorar a vida de crianças com cancro.

Em Portugal, 4 em cada 10.000 crianças são diagnosticadas com cancro todos os anos. Em 2022, segundo a OCDE e a Comissão Europeia, surgiram 245 novos casos até aos 15 anos — a taxa mais elevada entre os países avaliados.
Ainda assim, a esperança cresce: a taxa de cura ultrapassa os 82%.

Cada livro comprado é um gesto real de mudança.


Apresentações Oficiais 2025

Guimarães
📅 6 de dezembro — ⏰ 16h00
📍 Cineclube de Guimarães

Porto
📅 14 de dezembro — ⏰ 16h00
📍 Galeria da Biodiversidade, Jardim Botânico da Universidade do Porto

Vila do Conde
📅 20 de dezembro — ⏰ 16h00
📍 Casa Antero de Quental

Redes Sociais

Website: https://jaquinagirafa.wixsite.com/website
Facebook: https://www.facebook.com/jaquinagirafa
Instagram: https://www.instagram.com/ameninaquelambeuogato/